Assim que o calor e a umidade se juntam, os relatos de casos de dengue começam a surgir. Isso acontece porque, no Brasil, o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença, se prolifera com mais facilidade durante os meses de chuvas intensas. 

Se você ou alguém que conhece apresentar sintomas como: 

  • Febre alta (superior 38,5ºC); 

  • Dor de cabeça intensa; 

  • Dor atrás dos olhos; 

  • Náusea; 

  • Vômitos; 

  • Manchas vermelhas na pele. 

Isso pode ser um sinal de alerta! Procure ajuda médica imediatamente e jamais se automedique — existe um tratamento específico para a doença, e a automedicação pode agravar os sintomas da dengue. 

O QUE FAZER PARA SE PREVENIR DA DENGUE? 

A prevenção da dengue começa com pequenos hábitos que podem ser adotados no dia a dia. O primeiro passo é identificar se há água parada em algum local da sua casa ou ao redor dela. A água parada é o ambiente mais propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.  

Portanto, evite: 

  • Água parada em geral como pneus, latas e garrafas vazias; 

  • Fique atento aos vasos de plantas, que podem acumular água; 

  • Mantenha as calhas sempre limpas para que a água consiga escoar; 

  • Mantenha a lixeira sempre tampada, com resíduos bem lacrados em saco plástico; 

  • Tem pet em casa? Lave e troque a água do pote dele constantemente; 

  • Mantenha a caixa d’água sempre limpa e bem fechada. 

Você também pode se interessar: 
Como limpar a caixa d'água da forma correta? 
Limpeza da calha: como fazer? 

ÁGUA SANITÁRIA YPÊ: COMBATE O CRESCIMENTO DAS LARVAS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI 

A Água Sanitária Ypê é um produto acessível e amplamente utilizado para a limpeza de residências, sendo especialmente eficaz na desinfecção de locais com fácil proliferação de fungos e bactérias. 

Por ser um produto de alta performance quando o assunto é desinfecção, a Água Sanitária Ypê mantém os ambientes limpos, higienizados e livres de sujeiras.  

A água sanitária Ypê elimina 99,9% das bactérias e fungos, conheça! 
Água sanitária: um guia de tudo o que você precisa saber. 


Veja os locais onde a água sanitária pode ser utilizada e como ela pode te ajudar a limpar sua casa e combater o crescimento das larvas do mosquito Aedes aegypti

Caixa d’água: quando não vedada corretamente, ela pode se tornar o local favorito do mosquito transmissor da dengue. Após fazer a limpeza da sua caixa d'água, deixe-a por cerca de 2h em uma solução contendo 1 litro de Água Sanitária Ypê para cada 1.000 litros de água. Em seguida, esvazie-a, encha com água tratada e tampe bem. 

Vasos sanitários: tem um banheiro em casa que não está sendo utilizado ou vai viajar? Adicione 1 colher de sobremesa (10ml) de Água Sanitária Ypê, isso impedirá que as larvas do mosquito da dengue proliferem ali. 

Ralos: Os ralos* internos ou externos que não são de uso diário podem acumular água. Prepare uma solução com 1 colher de sopa (15ml) de Água Sanitária Ypê para cada 1 litro de água e despeje em cada um deles.  

*Atenção para não utilizar em superfícies metálicas 

Plantas: se utilizada na dosagem correta, a água sanitária não oferece qualquer dano às plantas. Por isso, atenção às medidas: utilize 2ml de Água Sanitária Ypê para cada litro de água e distribua nos pratinhos dos vasos das plantas.  

CLORO E ÁGUA SANITÁRIA SÃO A MESMA COISA? 

Não, e muita gente confunde! Apesar dos dois produtos serem compostos por hipoclorito de sódio, o que diferencia a água sanitária do cloro é, exatamente, a concentração dessa substância presente em cada um deles. 

Na dúvida, você pode sempre consultar essa colinha: 

Água Sanitária: a água sanitária é uma solução de hipoclorito de sódio diluído, geralmente utilizada para tratar água ou em limpezas mais leves. 

Cloro: possui alta concentração de hipoclorito de sódio, e é usado para desinfecção e branqueamento de superfícies. 

Portanto, quando o assunto for combater a dengue, agora você já sabe que deve utilizar a água sanitária! 😉 

OUTRAS FORMAS DE COMBATER O CRESCIMENTO DAS LARVAS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, TRANSMISSOR DA DENGUE: 

Olhos atentos na vizinhança: obras são sempre propensas a acumular água, principalmente em carrinhos de mão, betoneiras e lonas. Outro item que também costuma empoçar água são as bandejas coletoras de água do ar-condicionado.  

Se perceber essas situações, converse com o responsável e alerte-o para a importância de eliminar os focos de água. Assim, você protege a si e as pessoas ao seu redor.  

Repelente: esse produto pode ajudar a evitar a picada do mosquito da dengue, mas é preciso ficar de olho na embalagem, que indica o tempo de proteção e quando reaplicar.  

Atenção: caso você opte pelo repelente em spray, espalhe-o bem pela pele para cobrir todos os pontos.  

Inseticidas, mosquiteiras e telas: podem auxiliar na eliminação de mosquitos em ambientes fechados, mas não são suficientes para eliminar o risco da dengue na sua casa. 

COMO PREVENIR A DENGUE NA SALA DE AULA? 

A prevenção da dengue nas escolas envolve diversas iniciativas: desde palestras de conscientização em parceria com órgãos da cidade, ministradas não só para alunos, mas que engajem toda a comunidade – incluindo pais e familiares – um dos primeiros grandes passos. 

O segundo é pensar na escola como uma extensão da nossa própria casa: todas as iniciativas de combate à dengue que abordamos acima devem ser replicadas: desentupimento de calhas, eliminação de focos de água parada, limpeza da caixa d'água utilizando água sanitária, entre outros. – Ah, e devem ser sempre realizadas por profissionais capacitados! 

Professores podem trabalhar o tema com os alunos como forma de conscientização. Instalar mosquiteiras nas janelas, incentivar o uso de repelentes e realizar limpezas mais intensas também são estratégias eficazes no combate à dengue. 

E aí, gostou desse conteúdo? 

Sempre que precisar consultá-lo, você pode baixar o app da Ypê e tê-lo, na palma da sua mão, onde e quando quiser! 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie

Recomendados

Oi, sou Yara