Como organizar um quarto pequeno: saiba aproveitar o espaço
Você é daquelas pessoas que dizem que quanto menor o quarto, maior a bagunça? Então este texto vai te ajudar a mudar de ideia! Mais do que isso, vai te dar dicas de como organizar o quarto pequeno – e mantê-lo em ordem. Aliás, depois disso, você nem vai achar ele tão pequeno assim. Como […]
Você é daquelas pessoas que dizem que quanto menor o quarto, maior a bagunça? Então este texto vai te ajudar a mudar de ideia! Mais do que isso, vai te dar dicas de como organizar o quarto pequeno – e mantê-lo em ordem. Aliás, depois disso, você nem vai achar ele tão pequeno assim.
Como aproveitar o espaço em quartos pequenos
Tudo começa pela otimização do espaço, aproveitando cada centímetro.
Que móveis precisamos ter no quarto? Cama, guarda-roupas e uma mesinha de cabeceira ou mesa de estudos. E o que precisamos guardar? Claro que as necessidades variam de acordo com a pessoa, mas vamos pensar no geral: roupas de vestir, roupa de cama, roupa íntima, livros, cadernos, acessórios, brinquedos… Ufa!
Por isso, se você puder pensar em móveis multiuso, melhor ainda! Alguns exemplos são: cama com baú e/ou gaveteiro embaixo; beliches para quartos compartilhados, ou mesmo camas altas com espaço embaixo para estudo e brincadeiras.
Otimizar o espaço do armário também é preciso!
Os armários com porta de correr ocupam menos espaço de circulação, sendo muito recomendados para quartos pequenos.
A porta espelhada no armário é outra solução super útil para quartos pequenos: além de permitir aquela conferida no visual antes de sair, também ajuda na sensação de amplitude do quarto.
Por sua vez, a parte superior pode ser usada para guardar itens que não são usados com tanta frequência, como malas e roupas da estação contrária. Aqui você encontra todas as dicas para deixar seu guarda-roupas sempre organizado!
Paredes pra que te quero: prateleiras, nichos e ganchos para quartos pequenos
Prateleiras e nichos presos às paredes do quarto são ótimas soluções para guardar objetos sem ocupar a área útil do chão. Para não carregar o visual, vale apostar em cores claras nos móveis e paredes.
Da mesma forma, é bom investir em caixas organizadoras de tamanhos variados, mas com a mesma padronagem. Isso serve não só para as prateleiras, mas até mesmo para dentro dos armários. Nesse caso, use etiquetas para identificar o conteúdo antes mesmo de abrir.
Além disso, cabides e ganchos são uma opção para colocar roupas e casacos que estão em uso, mas não necessariamente sujos. Roupa jogada em cima da cama nunca mais!
Por fim, a parede também pode te ajudar se no seu quarto não cabe uma mesa de cabeceira: um nicho sobre a cama pode servir para guardar o livro que você está lendo, o celular ou uma garrafinha de água. As arandelas presas à parede já economizam o espaço da mesinha de cabeceira – além de ficarem lindas!
De quanto em quanto tempo é bom organizar um quarto pequeno?
O segredo do quarto organizado é a manutenção. Então, vale reservar uns minutos de manhã para uma geralzinha. Você vai ver que até o dia flui melhor depois dessa primeira missão cumprida!
Todos os dias de manhã: arrumar a cama, colocar a roupa suja no cesto, tirar o que não pertence ao quarto, como copos, garrafinhas e pratos.
1 vez por semana: trocar os lençóis da cama, tirar o pó dos móveis com pano perfex umedecido com lustra-móveis, passar pano no chão com o seu limpador perfumado preferido. Inclusive aqui você confere dicas completas para a limpeza semanal do quarto!
1 vez por mês: limpar os vidros e janelas do quarto.
Benefícios de organizar um quarto pequeno
“Arrumar pra quê, se daqui a pouco já vou dormir ou bagunçar de novo?” Você já ouviu (ou deu) essa justificativa para deixar o quarto bagunçado?
Essa desculpa parte do pressuposto de que organizar o quarto é perda de tempo. Mas não é! Com um quarto organizado, fica mais fácil (e rápido) encontrar o que você precisa – desde roupas e acessórios até papéis importantes. Ou seja: você ganha tempo e poupa estresse.
Além disso, é importante considerar um fator psicológico: a sensação de uma tarefa simples cumprida logo pela manhã avisa ao corpo que o dia começou e que você está pronto para enfrentar os desafios das próximas horas. Pode testar!
Outra vantagem é que você pode adotar um estilo mais minimalista: menos é mais. Quando você tem pouco espaço para guardar, tende a não acumular tantas coisas. Que tal doar as roupas que você não usa há mais de um ano? Você faz bem a quem precisa e também à organização do seu quarto!
5 formas de como organizar um quarto pequeno
Vamos resumir o que conversamos aqui em 6 conselhos:
1. Otimize os espaços: aproveite áreas em cima de armários e debaixo da cama
2. Aposte em cores claras, portas de armário de correr e espelhadas
3. Utilize as paredes: prateleiras, nichos e ganchos
4. Utilize caixas organizadoras iguais ou parecidas para não pesar no visual
5. Não acumule coisas que você não usa
6. Mantenha o quarto limpo
Além dessas dicas gerais, vale também falar de algumas especificidades. Vem comigo:
Como organizar um quarto pequeno compartilhado
Seja quarto de casal, de irmãos ou de colegas de quarto, é preciso delimitar espaços e dividir tarefas para a boa convivência e para a organização do quarto.
No caso de quartos com duas camas, cada um arruma a sua. Se a cama for de casal, a arrumação diária pode ser feita em dupla (é até romântico, vai). O casal ainda pode optar pelo revezamento – enquanto um arruma a cama, o outro prepara o café. Que tal? No outro dia, inverte.
O método de divisão de tarefas é uma construção de cada família, mas vale lembrar que a organização do ambiente ajuda na organização das ideias e também na harmonia entre os habitantes. Custa alguns minutinhos de cada um e economiza muitas brigas desnecessárias.
Como organizar um quarto pequeno de solteiro
Aqui é tudo com você! E mesmo que não tenha ninguém reclamando da bagunça, manter tudo limpo e organizado é também autocuidado.
Como organizar um quarto pequeno de criança
É importante para a autonomia infantil delegar algumas tarefas de organização do próprio quarto. A partir dos 3 anos, a criança já pode guardar seus brinquedos e roupas no armário. Mas é claro que sempre com supervisão e aquela ajudinha dos adultos.
Aliás, leia aqui, dicas para arrumar o armário de roupas de crianças
O excesso de brinquedos atrapalha a organização do quarto, e acredite, também dificulta a brincadeira. Com tantos estímulos visuais, a criança às vezes não sabe por onde começar a brincadeira.
Para facilitar as duas coisas, você pode fazer um rodízio de brinquedos. Deixe algumas opções de brinquedos e livros numa altura que a criança alcance e possa pegar por conta própria. O acesso aos brinquedos é um dos princípios do método montessoriano aplicado ao quarto infantil.
Os demais brinquedos podem ficar guardados em caixas no armário, em caixas – a gente traz algumas dicas para fazer essa organização aqui! Depois de duas semanas, troque alguns que já não estão sendo utilizados por algum resgatado da caixa. O efeito é quase de brinquedo novo e redescoberto!
Aliás, outra dica legal para quarto pequeno de criança é: antes de dar novos brinquedos para o pequeno, separe com ele alguns brinquedos que ele já não usa para doação.
A gente tem também diversas dicas para organizar banheiro pequeno – é só conferir aqui