Como economizar água escovando os dentes
Aprender como economizar água escovando os dentes é importante para reduzir o desperdício desse recurso tão importante. Poupar água reduz o seu gasto na conta do mês e também é uma atitude sustentável, diminuindo o impacto ambiental dos seus hábitos cotidianos. Quantos litros de água gastamos escovando os dentes, em média? Você sabia que escovar os […]
Aprender como economizar água escovando os dentes é importante para reduzir o desperdício desse recurso tão importante.
Poupar água reduz o seu gasto na conta do mês e também é uma atitude sustentável, diminuindo o impacto ambiental dos seus hábitos cotidianos.
Quantos litros de água gastamos escovando os dentes, em média?
Você sabia que escovar os dentes durante cinco minutos com a torneira aberta pode gastar pelo menos 12 litros de água?
Pode parecer pouco, mas, se seguir esse padrão de comportamento, uma família de três pessoas pode gastar mais de 3.000 litros de água por mês. Confira, abaixo, dicas práticas para reduzir esse desperdício.
Como economizar água escovando os dentes
Sabe aqueles 12 litros de água que uma pessoa utiliza se escovar os dentes por 5 minutos com a torneira aberta? Com uma mudança de hábitos, esse consumo pode ser reduzido para apenas 500 ml ou menos. Vamos aprender como?
Uma dica muito simples: abra a torneira apenas quando necessário. Você pode molhar a escova e a pasta, escovar bem os dentes com a torneira fechada e só abrir de novo para enxaguar.
Outra forma de economizar água escovando os dentes é utilizar um copo. Encha o copo de água e deixe no balcão da pia. Escove normalmente os dentes e depois pode enxaguar a boca e a escova usando apenas a água do copo.
Minha torneira está pingando. O que fazer?
Um cuidado importante não apenas ao escovar os dentes: sempre que fechar a torneira, verifique se ela não ficou pingando.
Sabia que uma torneira pingando uma gota a cada cinco segundos pode desperdiçar 20 litros de água por dia?
Para evitar esse gasto desnecessário, fique atento às torneiras de casa. Se uma delas ficar pingando, mesmo com a troca do registro, é preciso verificar a causa do problema.
Geralmente, o vazamento pode ser resolvido trocando a borracha de vedação, mas pode ser algum outro problema. Em caso de dúvidas, procure a ajuda de um encanador.