Novidades

Projetos

Dia Nacional da Conservação do Solo

15 de abril de 2015 5691 visualizaram

Poucos sabem, mas em novembro de 1989 foi instituída uma data muito importante para a preservação do meio ambiente: O Dia Nacional da Conservação do Solo. Desde então, todo 15 de Abril comemoramos com muita reflexão essa data que representa vida e existência. Mas por quê o solo é tão importante? A família Ypê te explica abaixo:

Como o solo é formado

O processo de desenvolvimento do solo pode levar centenas e milhares de anos!

O solo é formado a partir de rochas e através de elementos naturais como chuva, vento, diferenças de temperatura. Há também a participação de agentes biológicos como minhocas, fungos e micro-organismos. É com a ação desses seres vivos que nascem as vegetações no solo, pois são capazes de fornecerem alimentos para as plantas se desenvolverem.

Importância

É graças ao solo que temos alimentos nutritivos e água em nossa casa. Além disso, muitas matérias-primas usadas em nosso dia a dia, como borracha, cimento, madeira, são provenientes da terra, de um solo bem cuidado. Já tinha parado para pensar nisso tudo?

Preservação

Com as grandes construções e avanços da agricultura e pecuária, o solo acaba sendo prejudicado. Temos a erosão, processo de desgaste do solo e rochas que pode avançar tanto e acabar com as fontes de nutrientes e minerais, que é irreversível. Um solo erodido prejudica não só a produção de matérias-primas e alimentos, mas acaba com os rios, lagos e reservatórios.

Deu para ter uma ideia do por que da criação de uma data comemorativa só para isso, certo? Conscientize seus amigos e familiares dessas informações, isso já é um grande passo. ; )

Um abraço,

Família Ypê

Dúvida por quê? Qualidade é Ypê! ype.ind.br


Compartilhe

Notícias relacionadas