Observando os Rios

11111 visualizaram



Desde a nossa fundação atuamos de forma responsável em relação ao meio ambiente, dedicando esforços à construção de um amanhã diferente. Sob esse pilar resolvemos, então, renovar nosso compromisso de cuidar do que é de todos e firmamos mais uma parceria com a SOS Mata Atlântica: o Projeto Observando os Rios.

Esse projeto tem como objetivo engajar cidadãos e comunidades locais para monitorar, avaliar e cuidar da qualidade da água em bacias hidrográficas de 17 estados brasileiros. Nas regiões contempladas estão localizados os mananciais que abastecem 70% da população brasileira - o que significa mais de 120 milhões de pessoas em cerca de 3.400 municípios -, além de ser uma água voltada aos mais diversos usos, como a agricultura, a pesca, a indústria, o turismo e a geração de energia.

Com essa parceria, o Projeto Observando os Rios, originalmente desenvolvido na bacia hidrográfica do Rio Tietê (SP), será ampliado com novos grupos de monitoramento nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Dessa forma, contribuirá cada vez mais para a conservação, gestão e governança da água, envolvendo toda a sociedade de forma consciente.

Para a Ypê cuidar do que é seu vale muito, mas cuidar do que é de todos vale mais!


DEPOIMENTOS


"A oportunidade de poder participar de um projeto que tem como objetivo deixar um mundo melhor para nossos filhos e as gerações futuras é muito importante nos dias de hoje, onde ninguém pensa de que maneira a água chega em nossa casa.

Com o projeto estou conseguindo envolver e mostrar a importância de pequenos gestos para minhas filhas, como a importância de realizar coleta seletiva, reaproveitamento de água de chuva e agora com o Monitoramento das águas dos Rios.

Penso que por menor que seja minha participação, estou plantando uma semente de cuidado com o futuro e também preparando minhas filhas para essa atividade."

Jane Dario, Supervisora de Qualidade – Salto/SP


"Antes de minha mãe me apresentar eu nunca tinha ouvido falar sobre o projeto Observando os Rios, achei muito interessante a iniciativa, depois da primeira coleta percebi que a água estava mais poluída do que eu imaginava.

Foi muito interessante o momento das análises, nunca tinha visto de perto, é tudo muito novo e muito bom, o projeto acabou me passando a verdadeira realidade sobre o rio.

O projeto faz crescer uma esperança sobre os rios de nossa cidade para voltarem a ser limpos, ou pelo menos, um pouco menos poluído. "

Juliana Dario, filha da Jane


"Participar do Projeto Observando os Rios é muito gratificante para mim como cidadã, sinto que além de ter as reais informações sobre a situação dos rios da região, faço parte de uma conscientização que pode ser levado a frente para a população para ter uma breve noção sobre o que realmente acontece."

Marcela Dario, filha da Jane


RELATÓRIO TÉCNICO

2017


Compartilhe

Projetos relacionados