Gestão de Resíduos Sólidos

4672 visualizaram

Desde a nossa fundação produzimos produtos e embalagens amigos da natureza, pois desde sempre consideramos a minimização dos impactos ambientais, a biodegradabilidade, a redução da utilização dos recursos naturais na concepção de nossos produtos e na aquisição de novos equipamentos.

Em todas as nossas Unidades produtivas contamos com centrais de resíduos que permitem uma separação eficiente e em condições ambientalmente adequadas para o manuseio de nossos resíduos.

Produzimos embalagens com menor quantidade de matéria-prima virgem, utilizando material reciclado na sua composição e passíveis de reciclagem. E, temos para isso, uma gerência de tecnologia de embalagens dedicada a estes projetos. Por exemplo, até maio de 2015, a modificação da embalagem do detergente Ypê, que fizemos em fev/2012 resultou na redução de consumo de matéria-prima equivalente a produzir 202 milhões de frascos de detergente.

Somando todas as nossas ações de redução de matéria-prima, desde outubro de 2009 até maio de 2015, reduzimos 9.700 toneladas de matéria-prima, plásticos, papel e papelão, para a confecção de nossas embalagens. (A redução de papel e papelão, cerca de 5.923 toneladas equivalem a 65.158 árvores poupadas).

Além disso, optamos por tecnologias que minimizem a geração de resíduos e adotamos processos que permitam a sua reutilização, priorizando alternativas de destinação que agreguem valor ao resíduo gerado, prolongando assim a vida útil dos materiais. Importante ressaltar que 83% dos resíduos que geramos em nossos processos produtivos são destinados a reciclagem, tratamento externo ou ao aproveitamento térmico. No último ano, tivemos uma redução de 9,5% na geração de resíduo por tonelada produzida em relação a 2013 e reduzimos em 10,5% o volume de resíduos destinados a aterros de nossas atividades.

Todas as embalagens dos Produtos YPÊ são passíveis de reciclagem.

A YPÊ é fabricante dos frascos dos seus produtos e, na concepção destas embalagens, considera e dá preferência a materiais que podem ser passíveis de reciclagem após o consumo de seus produtos.

Inclusive, utiliza na fabricação de seus frascos de Polietileno – PET, produzidos na Unidade de Amparo/SP, 50% de matéria-prima pós consumo, ou seja, material reciclado.

Esta iniciativa fomenta a reciclagem dos resíduos no Brasil e vai de encontro ao princípio de nossa Política de Meio Ambiente que é o ciclo sustentável dos nossos produtos.

Portanto, após o consumo de nossos produtos, encaminhe as embalagens vazias à coleta seletiva de sua cidade ou as cooperativas de resíduos do seu município.

Para encontrar uma cooperativa de resíduo acesse o site indicado a seguir. Neste link existe um cadastro das cooperativas de resíduos nos diversos municípios brasileiros.

http://cempre.org.br/servico/cooperativas


Compartilhe

Projetos relacionados