Gestão da Água

Programa Utilização Racional de Águas

Este programa trata de projetos para o racionalizar o uso da água. Implementamos um projeto em uma de nossas unidades, funcionando nesta unidade, expandimos para as outras unidades.

Captação de Água de Chuva

A Ypê possui um programa de racionalização do uso da água, que anualmente incorpora projetos que minimizem o consumo de água de suas unidades produtivas. A água é a principal matéria-prima da maioria dos produtos desenvolvidos pela Ypê e por isso este recurso sempre foi tratado de maneira racional e consciente.

Em quatro de suas cinco Unidades Produtivas, a Ypê possui tanques para a captação de água de chuva, totalizando uma capacidade de estocagem de água de chuva de 10 milhões e oitocentos e setenta mil litros. Esta água é captada dos telhados de nossos galpões industriais, tratada e reutilizada como água industrial para a fabricação de nossos produtos.

Em 2014, nestas quatro unidades produtivas, tivemos a oportunidade de captar um volume correspondente a 10% do consumo total de água de nossas atividades.

Este volume representa a quantidade de água necessária para abastecer 35.851 pessoas durante 30 dias. (Considerando dado da ONU – 110L/pessoa/dia)

Reuso do Efluente Tratado

Em todas as suas Unidades a Ypê conta estações de tratamento de efluentes.

O Reuso do efluente tratado, após sua potabilização: nas instalações da Ypê, toda a água proveniente dos processos produtivos e esgoto doméstico são tratados para que seja reutilizada nos processos industriais e/ou jardinagem. Desta forma a empresa, com suas atividades evita a poluição dos mananciais, reduz o consumo de água e garante o ecossistema regional, uma medida de responsabilidade dentro de uma visão global de proteção ambiental.

Em 2014, um projeto implementado pela Ypê foi o sistema de desidratação do lodo da Estação de Tratamento de Água – ETA que resultou na redução de 10% do consumo de água da Unidade de Amparo. Este projeto começou a ser pensado em 2011. O Sistema de desidratação do lodo da ETA reúne três importantes características: mantém a produtividade com o menor consumo de recurso natural, permite o reuso da água com menor custo e ainda gera um resíduo passível de compostagem.

As iniciativas para a utilização racional da água trazem grande redução de consumo nas unidades da empresa. Em Salto (SP), por exemplo, a redução de consumo de água em 2014 foi de 27%, em Anápolis (GO) a redução foi de 20%, em Simões Filho (BA) a redução foi de 10% e, em Amparo (SP), nossa matriz e maior Unidade, nos últimos 4 anos, apesar de aumentar nossa produção em 6%, reduzimos a captação água do rio Camanducaia em 8%.


Compartilhe

Projetos relacionados