Sustentabilidade no centro da estratégia de negócios da Ypê

07 de agosto de 2017 122 visualizaram

A sustentabilidade sempre fez parte da estratégia de negócios da Ypê, que adota um modelo de gestão focado no compromisso de produzir produtos com melhor custo-benefício e sustentáveis. Essa atenção ao meio ambiente acompanha a Ypê desde a fundação da empresa, sendo encarada com prioridade ao longo de todo o processo produtivo, que busca racionalizar e minimizar o consumo de recursos naturais.

A Ypê foi pioneira na produção do lava-roupas em pó isento de fosfato, o que ajuda na preservação do oxigênio das águas, fundamental para a manutenção da vida aquática. Outro exemplo deste comprometimento são os produtos que estão sendo apresentados na feira APAS 2016, como o detergente líquido concentrado e o kit tanquinho que contribuem para a redução do consumo de água no cuidado com a casa e com as roupas.

Estande Sustentável

Mais 90% do material que utilizado na montagem do estande da Ypê é reutilizável, podendo ser aproveitado para outras produções. Da parte que não é reaproveitável, 100% poderá ser reciclada após sua vida útil. Cerca de 45% do material reciclado possui o selo de origem FSC (Conselho de Manejo Florestal), mais especificamente as chapas de madeira do estande, que são as mesas da sala de reunião, o balcão do bar e os balcões das salas de reunião que são construídos com madeira de reflorestamento. Além do mobiliário, a iluminação de todo o estande é de lâmpadas de LED, mais econômica e eficiente que as lâmpadas comuns.

"A sustentabilidade está intrinsicamente ligada a nossa estratégia de negócios, pois acreditamos que essa postura é fundamental para perpetuar nossas atividades”, afirma Waldir Beira Junior, presidente executivo da Ypê. “Buscamos ser sustentáveis e amigos da natureza em todas as instâncias de nossa atuação. Na nossa visão, ser uma empresa responsável significa cuidar do futuro das próximas gerações”.

Embalagens “amigas da natureza”
Fabricante da grande maioria de suas embalagens, a Ypê possui uma área de tecnologia de embalagens, com projetos de minimização do consumo de matéria-prima para suas composições plásticas, de papel e papelão. Desde 2009, já foram economizados cerca de 8.500 toneladas de matéria-prima. Isso representa quase 60 mil árvores poupadas no processo de produção das embalagens dos produtos Ypê.
Na sede da empresa, em Amparo, todas as embalagens plásticas de detergente líquido já são produzidas com 50% de matéria-prima reciclada e todas as caixas de papelão são compostas com 40% de papel reciclado. Todas as embalagens que acondicionam os produtos Ypê, pós-uso, são passíveis de reciclagem.

Processo Produtivo Sustentável

Nas instalações da Ypê, toda a água proveniente das etapas produtivas e de esgoto doméstico é tratada para que seja reutilizada nos processos industriais e de jardinagem. Desta forma a companhia contribui para a despoluição dos mananciais e garante o ecossistema regional, uma medida de responsabilidade dentro de uma visão global de proteção ambiental.
Sua sede, em Amparo (SP), também conta com 10 tanques capazes de estocar 8.000m³ de água de chuva. Em 2014, com um índice pluviométrico de 877mm, apenas com este recurso, foi possível captar água equivalente a quantidade suficiente para abastecer cerca de 20.000 pessoas durante 30 dias.
Iniciativas para a utilização racional da água trazem grande redução de consumo nas unidades da empresa. Em Salto (SP), por exemplo, a redução de consumo de água em 2014 foi de 27%. Em Anápolis (GO), a redução foi de 23%, enquanto em Simões Filho (BA), de 10%. Em Amparo (SP), nos últimos 4 anos, houve uma aumento de 6% na produção, mas com redução de 8% da captação de água do rio Camanducaia.

Projeto Florestas Ypê

O projeto Florestas Ypê, realizado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, visa restaurar as áreas degradadas e contribuir para a conservação da água e da biodiversidade em prol das futuras gerações. O projeto faz parte do Programa Florestas do Futuro e têm desdobramentos sociais, pois por meio do projeto, são gerados empregos diretos, além da comunidade envolvida com as atividades também ser beneficiada com educação ambiental, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável e o exercício da cidadania.

A cada ano, desde o início do projeto, a Ypê anuncia o plantio de milhares de novas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, sendo que hoje atingimos a marca de 550 mil árvores plantadas.

Projeto Observando os Rios

O Observando os Rios é um projeto da Fundação SOS Mata Atlântica que envolve a comunidade no cuidado com a água e conta com o patrocínio e a parceria da Ypê.

O projeto surgiu em 1991, com uma campanha que reuniu 1,2 milhão de assinaturas em prol da recuperação do Rio Tietê. Nascia o projeto Observando o Tietê, que há mais de duas décadas reúne dados da qualidade da água e configura uma ferramenta importante de acompanhamento do projeto de despoluição do rio. Para agregar outras bacias hidrográficas, a iniciativa foi ampliada e passou a se chamar “Observando os Rios”.

Em nova fase, com o patrocínio da Ypê, o projeto agora tem como objetivo formar 10 grupos de monitoramento da qualidade da água em cada um dos 17 estados que possuem Mata Atlântica. Atualmente são 252 grupos de monitoramento que envolvem cerca de 3,6 mil pessoas monitorando 146 rios dos estados de SP, RJ, PB, PE e AL.

Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com aproximadamente 4.000 funcionários, exporta para mais de 20 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan e Perfex.