Blog

Florestas Ypê

Saiba mais sobre o dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

14 de setembro de 2017 225 visualizaram

Você sabia que no dia 16 de setembro celebramos uma importante data de conscientização ambiental? O Dia Internacional Para Preservação da Camada de Ozônio é uma oportunidade de reflexão sobre as ações humanas e suas consequências no clima e ecossistema!

A data tem relação com a assinatura do Protocolo de Montreal que em 1987 reuniu 197 países que se comprometeram a preservar essa importante camada de gás ao redor do planeta, que evita os nocivos raios ultravioletas emitidos pelo Sol, sendo indispensável para manutenção da vida no planeta.

Desde 1977, quanto a extensão do buraco na camada de ozônio começou a ser estudado, sabe-se que há uma influência direta de substâncias como óxidos nítricos, nitrosos, clorofluorcarbonos (principais compostos encontrados em aerossóis) no agravamento desse problema. Por isso, desde 2010 o Brasil zerou o consumo de CFCs.

Assim, o esforço global já rende resultados: em 2014 a ONU informou que a camada de ozônio estava começando a se recuperar, com uma previsão de que esteja totalmente reconstituída em 2065, contanto que esse esforço de preservação continue.

Para manutenção da diversidade ambiental, o projeto Florestas Ypê, uma parceria entre a Ypê e a Fundação Mata Atlântica, tem o objetivo de reflorestar áreas que estavam devastadas. Até o fim de 2017 é previsto que serão plantadas mais de 650 mil mudas nativas da Mata Atlântica. Conheça mais sobre o projeto, acesse.



Compartilhe

Notícias relacionadas