Blog

Meio Ambiente

Mata Atlântica - projetos ambientais da Ypê ajudam a proteger essa área

11 de outubro de 2017 886 visualizaram

Original de 17 estados brasileiros, entre a região litorânea e o interior, a Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1.300.000km², das quais apenas 12,5% restaram, com séculos de exploração e o constante crescimento das cidades. Hoje estima-se que 145 milhões de habitantes vivem nessa região, o que coloca as áreas de reservas da Mata em constante observação desde 1989, com ações de preservação!

Entre a importância de preservação desse bioma há 15 mil espécies de plantas e mais de 2 mil animais vertebrados, sendo que 383 espécies estão ameaçadas de extinção! Uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo, a manutenção das florestas também contribuem para a purificação do ar, regulação do clima e preservação do solo, o que também influencia diretamente nas nascentes de rios e o abastecimento de água nas regiões!

Com uma composição variada e rica, preservar a Mata Atlântica também é um esforço para manutenção da fauna e flora global, com espécies que poderão desaparecer se não houver uma conscientização coletiva de preservação.

Você pode conferir mais informações desse bioma na Fundação Mata Atlântica aqui.

Florestas Ypê e Observando os Rios

Com o objetivo de preservar essa área tão própria da biodiversidade brasileira, a Ypê em parceria com a Fundação Mata Atlântica mantém dois projetos: Florestas Ypê, que já plantou mais de 650 mil mudas nativas da Mata Atlântica em áreas que estavam devastadas e o projeto Observando os Rios, que com a ajuda de voluntários realiza o monitoramento mensal na água de rios em estados da Mata Atlântica, para a verificação da qualidade das água em 307 pontos em mais de 104 municípios.


Conheça outros projetos ambientais que a Ypê participa e saiba como ajudar, acesse.



Compartilhe

Notícias relacionadas