Blog

Datas Comemorativas

Festas juninas: as origens e tradições desta festa tão popular!

22 de junho de 2018 143 visualizaram

Bandeirinhas coloridas, brincadeiras, chapéu de palha, roupas coloridas, xadrez… são muitos os elementos que fazem das Festas Juninas um sucesso por todo o Brasil! Normalmente celebradas na segunda quinzena de junho, as festas fazem parte da nossa cultura, mesmo que muitas vezes não saibamos a origem e características dessa celebração.

As origens dessa festa tão popular fazem parte da própria colonização do Brasil: o costume de festejar três santos católicos veio direto de Portugal. Até a tradicional quadrilha, com a dança de casais acompanhando o ritmo, é uma adaptação das danças das cortes e salões europeus! Por aqui, porém, a festa foi agregando novos costumes, com a influência da culinária indígena e africana, resultando em uma festa colorida, divertida e com muitas brincadeiras.

Entre as características marcantes das festas juninas, temos a valorização da vida rural, como brincadeiras que simulam pescarias, as vestimentas coloridas, as danças bem ritmadas e as conhecidas comidas típicas, entre pipoca, pinhão, cuscuz, tapioca, bolos, milho, pé de moleque, paçoca…

Com tantos elementos que tornam essa celebração tão popular, não faltam motivos que fazem das festas juninas um período tão aguardado e com tanta representatividade da cultura brasileira! Por isso, convide os amigos e familiares para celebrar esse período com toda alegria e diversão que o momento precisa!



Compartilhe

Notícias relacionadas