Blog

Dicas

Evite o Desperdício de Alimentos: dicas para incluir na rotina!

01 de fevereiro de 2017 1472 visualizaram

Apesar dos avanços na produção e mudanças de hábitos, no Brasil 40 mil toneladas de alimentos são descartados todos os anos de acordo com a World Resources Institute (WRI) e cerca de 10% ocorrem dentro de casa. Entre as razões que causam o descarte doméstico estão o armazenamento inadequado, modo de preparo que não valoriza os ingredientes, ou mesmo, extrapolar na quantidade necessária.


Para ajudar a mudar essa situação, indicamos algumas dicas fáceis para você adotar:

1) Não escolha alimentos apenas pela aparência: o ideal é adquirir legumes e hortaliças que estão com um pouco de terra, pois eles duram mais. E lavá-los somente na hora do consumo.
2) Mesa farta, mas consciente: é possível calcular o quanto de comida será consumida em casa. Por isso a dica é comprar somente o necessário e o que é certo que será “sucesso” na mesa.
3) Olho no prazo de validade: Na hora de cozinhar, dê prioridade para os itens que têm validade mais próxima do vencimento, assim você evita que eles sejam descartados sem nem terem sido usados.
4) Correto armazenamento: Veja no rótulo as indicações de armazenagem: nem todos os itens devem ser colocados na geladeira enquanto outros não podem ficar em temperatura ambiente.
5) Novas receitas que potencializam os alimentos: Você pode aproveitar partes não convencionais de frutas e legumes! Hoje há dezenas de receitas na internet que ensinam a cozinhar e utilizar partes que antes iriam para o lixo, como a casca da banana, talo de agrião ou rúcula além das cascas de maçã, pera, goiaba e abacaxi. Aprenda novas maneiras de valorizar os ingredientes!

E você? Já faz sua parte para evitar o desperdício de alimentos? Vale mais cuidar do meio ambiente com mudanças simples na nossa rotina! =D



Compartilhe

Notícias relacionadas