Blog

Datas Comemorativas

Dia Nacional do Doador de Sangue - tire as dúvidas sobre a doação

24 de novembro de 2017 242 visualizaram

O Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, reforça a importância da doação de sangue para manutenção da saúde em diversos procedimentos e estimula que mais pessoas busquem os hemocentros mais próximos para doação.

A importância é grande, uma vez que apesar dos avanços da medicina não foi encontrado ainda um substituto para o sangue humano. No Brasil, principalmente, o índice de doações fica abaixo dos 2%, sendo que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que as doações nacionais fiquem entre 3% a 5%.

Um dos empecilhos para aumentarmos as doações ainda é o medo e a desinformação sobre o tema. Apesar do que muitos pensam, doar sangue não prejudica ou enfraquece a saúde do doador, já que o sangue será naturalmente reposto pelo organismo, sendo recomendado um período de 60 a 90 dias entre as doações.

Como participar?

Para fazer uma doação de sangue algumas restrições são exigidas pelo Ministério da Saúde:

  • Ter entre 16 a 69 anos (menores de 18 precisam da autorização dos pais)
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos)
  • Estar com boas condições de saúde
  • Apresentar um documento com foto
  • Estar descansado e não ter praticado atividade física cinco horas antes da doação

Antes da doação será realizada uma entrevista de triagem com um profissional de saúde, com respostas totalmente confidenciais, sem a presença de acompanhantes. Após o questionário é realizado a medição dos batimentos, pressão arterial, teste de anemia e temperatura. Só após essas etapas é realizada a doação, sempre com a orientação e assessoria de profissionais de saúde durante todo processo.

Procure os locais indicados para fazer a doação mais próximos de você e ajude a salvar vidas!


Compartilhe

Notícias relacionadas