Blog

Dicas

Dia do Índio - celebrando a cultura e contribuições dos nativos brasileiros!

19 de abril de 2017 716 visualizaram

Os primeiros habitantes do Brasil contribuíram muito para a formação da cultura e história do país! É por isso que o Dia do Índio, 19 de abril, foi estabelecido em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas para homenagear os povos indígenas e preservar esse importante legado.


Você conhece o legado que o povo indígena materializou para enriquecer nossa cultura?

Alimentos: temos diversas receitas com o milho, que têm origem nas tradições indígenas, também o consumo da mandioca, batata doce, açaí, canjica e o guaraná.
Folclore: as lendas e crenças indígenas tornaram-se parte integral do nosso folclore, como o Boitatá, o Curupira e a Caipora.
Artesanato: sejam com cerâmicas, cestarias e trançados, há diferentes elementos decorativos e artesanais que foram herdados das técnicas e estética indígena.
Descansar em redes: adora deitar e descansar em uma rede? Esse costume foi passado por gerações de índios até se tornar um hábito em todo o Brasil.

Internacionalmente, a Organização das Nações Unidas (ONU) também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) para conscientizar os governos sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas.


Compartilhe

Notícias relacionadas