Blog

Meio Ambiente

Com o trabalho voluntário, o projeto Observando os Rios monitora a qualidade da água!

17 de novembro de 2017 1162 visualizaram

A ação de grupos voluntários pode fazer a diferença no cuidado com os recursos naturais, como demonstra o projeto Observando os Rios que conta com a participação fundamental dos voluntários para o monitoramento periódicos das águas de rios em mais de 104 cidades em 17 estados brasileiros!

O projeto, uma parceria entre a Ypê e a Fundação SOS Mata Atlântica, é uma iniciativa aberta à população, que pode participar tanto de um grupo de monitoramento já existente quanto ajudar na criação de um novo grupo. Além do monitoramento permanente nas bacias hidrográficas, são realizadas coletas pontuais em rios nos estados da Mata Atlântica.

O monitoramento das águas é realizado periodicamente pelos grupos com o uso de um kit desenvolvido pela Fundação SOS Mata Atlântica, com o registro online dos resultados obtidos para a comparação dos meses anteriores. A avaliação da água é realizada em 16 categorias, entre o odor, aspectos visuais, níveis de oxigênio, entre outros. Você pode conferir alguns dados obtidos no monitoramento anual aqui.

Hoje o projeto já conta com mais de 3.5 mil voluntários em mais de 104 municípios, que analisam a qualidade das águas de mais de 307 pontos de rios e 247 corpos d`água.

Como Participar?

Se você quer conhecer mais sobre o projetos e os grupos de voluntários mais próximos, pode entrar em contato com a Fundação SOS Mata Atlântica para saber quando e como fazer parte desse projeto e ajudar os rios das sua região: https://www.sosma.org.br/contato/

Na reunião de apresentação serão explicadas como funciona o projeto e sua metodologia, além de outros dados.



Compartilhe

Notícias relacionadas