Blog

Observando os Rios

Apenas 2,5% dos rios monitorados pelo Observando os Rios têm boa qualidade das águas

01 de novembro de 2017 223 visualizaram

Como está a qualidade das águas dos rios e córregos da sua região? O projeto Observando os Rios, uma parceria entre a Ypê e a Fundação SOS Mata Atlântica, tem ação de grupos voluntários em diferentes estados brasileiros para monitorar e indicar como está a qualidade da água dos rios que cruzam regiões da Mata Atlântica!

No período analisado, entre março de 2016 a fevereiro de 2017, o projeto Observando os Rios realizou 1.607 análises em 240 pontos de coleta, em 73 municípios e 11 estados brasileiros, com a ação de grupos voluntários e organizações civis, sempre com o acompanhamento e supervisão de uma equipe técnica.

Como resultado, apenas seis dos 240 pontos de coleta apresentaram qualidade boa das águas, representado cerca de 2,5%. A grande parte dos pontos monitorados, 168 pontos (70% dos recursos hídricos avaliados), estão em situação regular, que já demonstra a necessidade de atenção pela comunidade para manutenção dos resultados. Nenhum dos pontos analisados apresentou classificação ‘ótima’.

64 pontos monitorados apresentam qualidade ‘ruim’ das águas, enquanto três deles estavam com qualidade considerada ‘péssima’ pelos padrões adotados. Isso significa que esses rios apresentam águas indisponíveis para o uso e sem condições de abrigar vida aquática, muitas vezes resultado do despejo de fontes difusas de poluição, como lixo, fuligem asfáltica e esgoto doméstico, resultando no comprometimento com perda de qualidade.

Para melhoria desses índices e manutenção dos bons resultados, é indispensável também a manutenção de ações de avanços nos serviços de coleta e tratamento de esgotos e também conservação e recuperação da cobertura florestal e à modernização dos instrumentos de redução e controle de poluentes.

Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, a Ypê apoia diferentes projetos que cuidam de um futuro ainda mais verde!

  • Como participar?

O projeto Observando os Rios depende da participação de grupos de voluntários de diferentes cidades e estados brasileiros. O objetivo é capacitar esses voluntários para realizar a coleta mensal da água dos rios, para acompanhar a qualidade da água da região. Para conhecer as próximas datas de apresentação e cadastramento, acesse.


Compartilhe

Notícias relacionadas